12 sinais de que você bebe pouca água

Nada é tão refrescante e saudável quanto um copo dágua. Mesmo assim, muitas pessoas não bebem a quantidade diária suficiente. É importante ficar atento a isso, confira alguns sinais de que você bebe pouca água:

1. Sensação de boca seca
A água potável lubrifica as mucosas da boca e da garganta, deixando a área úmida, como sempre deve estar.

2. Pele seca
A pele é o maior órgão do corpo e deve ser molhada com frequência. A pele seca é um dos primeiros sinais de desidratação. A falta de água também significa falta de suor, o que se reflete na impossibilidade de o organismo limpar impurezas.

3. Muita sede
Diferente de ter a boca seca, qualquer pessoa que já teve ressaca conhece essa sensação.

4. Olhos secos
Um dos sinais da falta de água no organismo são olhos vermelhos. Sem a quantidade necessária de água, os canais lacrimais secam.

5. Dor nas articulações
As articulações e os discos cartilaginosos são compostos de 80% de água. Por isso, é necessário beber água para não prejudicar os ossos.

6. Diminuição da massa muscular
Os músculos também são compostos de água. Beber água antes, durante e depois de fazer exercícios é muito importante para reduzir a probabilidade de inflamações e dores.

7. Ficar mais tempo doente que os outros
A água ajuda a eliminar as toxinas. Os órgãos trabalham como um só na hora de filtrar o que não precisam. Sem água, esse mecanismo pode falhar.

8. Sensação de cansaço e sonolência
Quando o corpo começa a emprestar água do sangue, falta oxigênio, o que leva à sensação de cansaço e sonolência.

9. Sensação constante de fome
Um organismo desidratado pode enviar sinais de fome. Isso acontece de repente, resultando naquela visita inesperada à geladeira.

10. Problemas digestivos
A densidade da mucosa estomacal se reduz, o que faz com que o suco gástrico maltrate os órgãos internos, o que leva a acidez estomacal e indigestão.

11. Sintomas de envelhecimento precoce
A quantidade de água que nosso corpo consegue reter diminui com a idade. Quando envelhecemos, é necessário aumentar a ingestão de água. Mesmo que os sintomas do envelhecimento sejam maiores no exterior, a desidratação é muito prejudicial internamente no longo prazo. Para reduzir esses riscos, crie o hábito de tomar água desde jovem.

12. Ler esse post até o final
Se você leu esse post até o fim, provavelmente está pensando que não bebe o suficiente de água!

Publicado em 2016, no dia 03 de Outubro.