Comece o ano bebendo mais água

Nossos corpos são, primordialmente, compostos por água, 60% de nosso peso corporal. A água é essencial para que todos os sistemas de nosso organismo funcionem corretamente e para que realizem funções como eliminar toxinas dos órgãos, carregar nutrientes para as células e manter os ambientes umectados onde necessário.

A desidratação pode ser perigosa e causar falha dos sistemas vitais de nosso organismo, em casos severos, mas mesmo uma desidratação leve pode deixá-lo letárgico e com falta de energia. A água é a melhor ferramenta para a hidratação e é livre de calorias. Portanto, não causa ganho de peso, é barata, até mesmo gratuita, e é facilmente acessível.

 

Confira algumas dicas para começar 2017 bebendo mais água:

 

1. Adicione sabor

Ao mesmo tempo que a água é a melhor opção para hidratar nosso organismo, ela definitivamente não tem muito sabor. Na verdade, algumas pessoas, verdadeiramente, detestam o gosto da água, o que significa que normalmente não bebem o suficiente. Se você é uma dessas pessoas, ou se simplesmente enjoa de água depois de um tempo, tente adicionar sabores, para conseguir beber mais água.

A grande vantagem da água é que ela não contém calorias, portanto podemos beber o quanto quisermos, sem medo de ganhar peso. Por essa razão, ao adicionar sabores, é importante não adicionar muitas calorias. Uma espremida de limão ou lima pode adicionar sabor. Alternativamente, tente algum alimento com baixa caloria, no sabor de sua escolha. Beber chás também pode aumentar a ingestão de água e adicionar algum sabor, mas fique atento, pois cafés ou chás contendo cafeína podem funcionar como diuréticos, o que diminui seus efeitos em termos de hidratação.

2. Estabeleça uma rotina

Se você não bebe água suficiente durante o dia, estabelecer uma rotina a seguir pode ajudá-lo a beber mais água. Uma vez estabelecida, a rotina de água o ajudará a se lembrar de beber e vai evitar que fique esperando ficar com sede, para então ir tomar água.

 

Tente beber um copo de água assim que levantar pela manhã, bem como um antes de cada refeição e lanche, e você vai garantir que tenha uma boa ingestão de fluidos, e provavelmente terminará atingindo a quantidade necessária, com a ingestão de outros fluidos durante o dia.

3. Mantenha-a acessível

Se a água estiver na sua frente e fácil de ser acessada, sem esforço, você tende a bebê-la mais. Tente manter uma jarra ou garrafa de água em sua mesa de trabalho ou foque em beber até o final pelo menos uma por dia. Será também benéfico levar uma garrafa de água com você, aonde quer que você vá, para evitar ficar com sede, o que o leva a comprar os não saudáveis refrigerantes ou bebidas cheias de calorias.

Outra boa maneira de aumentar sua ingestão de água é sempre manter uma jarra e copos na mesa, durante a refeição, pois isso encoraja você e aos outros à mesa, a beber mais água enquanto comem.

Você deve sempre levar água com você para a ginástica e deve deixá-la sempre à mão, durante qualquer exercício ou esporte, pois nessas horas seu organismo necessita de fluidos extras, para repor os perdidos com o suor.

4. Água escondida

Aumentar sua ingestão de água não significa que você tenha que beber grandes copos de água, o tempo todo (embora alguns certamente serão necessários). Ao se comer alimentos com grande conteúdo de água, ou bebidas diluídas com extra quantidade de água, você também aumenta sua ingestão, de uma maneira menos óbvia. Frutas e vegetais são altos em água, portanto, faça boas opções para uma melhor hidratação.

Diluir refrigerantes, sucos, isotônicos, chás e cafés, com extra quantidade de água, pode não só baixar a conta calórica, mas também adicionar água extra em seu dia. O sabor pode ficar mais fraco, à principio, mas com o tempo você se acostuma ao novo sabor.

5. Beba antes de comer

Nós frequentemente confundimos sede com fome, e buscamos comida, ao invés de água. Ao beber um copo de água antes de cada refeição ou lanche, e aguardando 5 minutos, você pode sentir que não mais necessita de comida, o que transforma o ato de beber água numa ferramenta excelente em qualquer dieta para controle do peso.

Beber mais água durante a refeição pode também saciá-lo e fazê-lo comer menos, favorecendo, mais uma vez, o controle de calorias e melhorando a hidratação.

Publicado em 2016, no dia 14 de Dezembro.